O PROJETO

O projeto propõe a realização de uma série de cursos inteiramente gratuitos na área da produção audiovisual, desenvolvido para jovens, agentes culturais, produtores, gestores e artistas residentes na cidade de São Domingos e região do Sertão da Bahia. São 160 vagas, todas gratuitas. 

Com o intuito de formar profissionais das diversas áreas do audiovisual o Projeto oferece um curso em cada área de atuação. É um espaço de ensino e aprendizagem que contribui para a circulação, distribuição e exibição de expressões das juventudes rural e urbana que podem vivenciar o Audiovisual como forma de transformação. Essa experiência reconhece e valoriza os saberes, a cultura e a criatividade dos jovens. Articula-se com os novos conhecimentos operacionais e especializados da área. Tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional no universo do audiovisual e da economia criativa, propiciando uma articulação que estimula a autonomia e visa a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Os cursos abrem espaço para estimular e exercitar um componente fundamental: a criatividade dos jovens. Somam-se a ele outros conhecimentos que compõem o universo do audiovisual, como Direção e Linguagem, Roteiro, Leitura e Escrita, Desenvolvimento Pessoal e Produção Cultural. Estes elementos estarão presentes ao longo de todos os cursos, de forma transversal às áreas de concentração de conhecimento.

 

Como forma de exercício prático os alunos irão produzir um vídeo sobre a história do REISADO DE MOÇA - GRUPO DA ALEGRIA, que surgiu em 1949 e em 2019 completou 70 anos de existência. A existência de um grupo de reisado de mulheres, nessa época, é um fato excepcional.